Trabalhar com projetos significa integrar as diferentes áreas do conhecimento no processo de ensino aprendizagem, permitindo que o aluno aprenda fazendo, pesquisando, aplicando conceito e desenvolvendo estratégias durante suas descobertas.
A esse respeito, Almeida (2002) destaca que:
"(...) que o projeto rompe com as fronteiras disciplinares, tornando-as permeáveis na ação de asrticular diferentes áreas de conhecimento, mobilizadas na investigação de problemáticas e situações da realidade. Isso não significa abandonar as disciplinas, mas integrá-las no desenvolvimento das investigações, aprofundando-as verticalmente em sua própria identidade, ao mesmo tempo, estabelece aticulações horizontais numa relação de reciprocidade entre elas, a qual tem como plano de fundo a unicidade do conhecimento em construção"(p.58).
Nesse sentido o projeto "Viagem na telinha", mostrou a praticidade que podemos desenvolver em sala de aula fazendo o uso da interdiciplinariedade com o auxílio da tecnologia (TV e DVD), que viabilizou a um contexto de lazer e entretenimento através do filme "A Era do gelo II", onde trabalhou-se de uma forma simples e divertida um assunto polêmico e divulgado na mídia como o aquecimento global e suas consequências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário